sábado, 29 de outubro de 2011

Kiss Kiss, um livro surpreendente


Roald Dahl ficou mais conhecido por suas histórias de cunho infanto-juvenil. É autor de "A Fantástica Fabrica de Chocolate" e se o vissemos apenas pelo prisma de contador de histórias fantaticas para crianças, certamente ficariamos na dúvida da alcunha de um livro escrito para o público adulto. Cheguei em "Kiss Kiss" (Beijo ou Beijo com beijo), seu livro de contos de 1959, através de indicações recorrentes, em lugares diferentes, sobre o potencial desse livro para a literatura extraordinária e sombria. Nada indicava que fosse um livro de terror ou fantástico. Apenas que se tratava de uma leitura densa, expressiva, da qual os amantes do genêro (fantástico) recomendavam. Muito curiosa pela certa falta de especificação, lá fui eu.

Fato: é difícil classifica-lo. Mas se eu tivesse de fazê-lo, diria ser um livro de contos bizarros. Não, essa idéia talvez remeta ao subgênero do terror, mas também me enganei ai, apesar da abertura do livro nos presentear com um conto com linhas tipicas do horror. É um livro de contos variados, pendendo para cá e para lá, mas sempre com essa intensidade, que se pensarmos bem, é própria das histórias de Dahl. Veja que, sua mais famosa história, sobre a fabrica de W. Wonka, não é uma mera fábula infantil. Ela tem diversas passagens, que se analisarmos bem, são bem pitorescas, nos dando muito o que pensar sobre questões subjetivas. A menina gulosa e esnobe que se transforma numa bola gigante, os meninos curiosos e desobedientes que são transportados para uma outra dimensão e se tornam tão pequenos quanto formigas, as provações constantes a que são submetidas as crianças, num habitat em que já seria difícil de resistir as tentações, e ainda mais quando é uma fabrica tão incomum, tão única.


Roald Dahl é um contador de histórias incrivel. Todas elas são capazes de te deixar com os pelos da nuca arrepiados, pois nos transporta para um cenário e ação de uma forma rápida e certeira, nos deixando, no final, com muito o que pensar. As questões ocultas que Dahl deixa nas entrelinhas é que torna seus contos e esse livro em especial algo muito valioso, e se no inicio eu sofri uma certa decepção por constatar que não se tratava mesmo de um livro de contos de terror, no final eu me senti feliz por ter adquirido uma obra tão rica em significado, que faz, a cada final, sua mente se exercitar, pensando na moral da história.


Recomendado!

3 comentários:

Yvis Rissi Tomazini disse...

bizarro... senti uma necessidade latente de ler a parada... queria ler uma amostra pra ver cole q é...

Anônimo disse...

poxa eu li um trexo da historia em um livro de ingles escolar no meu colegio, é muito manero fala da chegada de um hospite, em uma pousada, q ue do nada as pessoas q se hospetam lá somem parou nesse momento não fala como eles somem .Mais a professora falou que acha que a proprietaria mata os seus hospites.Fiquei super curiosa pra saber o inicio e o fim da historia quiria muito saber como é a historia completa...
bjs xauxau e a curiocidade continua

beronique disse...

O primeiro conto do livro é basicamente o que apresente a dose de horror mais elevada. Por ele nós achamos que estamos lendo um livro de terror, mas isso não é verdade. Mas não deixa de ser um conto de deixar os pelinhos arrepiados, e até mesmo nos dar uma leve desconfiança real de hospedarias desetas com senhorinhas mui simpaticas como senhorio. Desconfiem!! Rsrs.